Dicas essenciais para montar um quarto infantil

Dicas essenciais para montar um quarto infantil

Montar um quarto infantil pode ser uma delícia, afinal, todo o universo dos pequenos é cheio de cores, fofuras e, claro, móveis e acessórios encantadores e super confortáveis para boas brincadeiras e estudos.

Mas, muitas pessoas acabam pecando nos detalhes e isso afeta todo o resultado final do projeto.

Estamos falando de um espaço que não será apenas para as crianças dormirem, mas que também será o espaço para elas brincarem, sozinhas e com os amigos, estudarem e, claro, onde estarão crescendo dia após dia.

Por isso, é importante pensar em cada detalhe, desde a escolha das cores das paredes até os móveis e acessórios que irão complementar o espaço.

A seguir, vamos explorar algumas excelentes dicas para montar um quarto infantil de qualidade. Confira.

Por que investir em um quarto infantil bem planejado?

Com um quarto infantil bem planejado, você terá uma série de benefícios para garantir o bom desenvolvimento e o bem-estar dos pequenos.

Ter um ambiente que foi bem planejado irá garantir mais organização e com cada coisa tendo o seu devido espaço no ambiente, ou seja, é muito mais fácil manter a limpeza e organizar tudo em seu lugar.

Além disso, ambientes organizados são ótimos para estimular as crianças a serem mais criativas e a terem autonomia.

O espaço seguro e confortável também irá contribuir para uma boa noite de sono das crianças, que é indispensável para que elas cresçam saudáveis e possam desenvolver o lado cognitivo.

Fora isso, o quarto infantil pode ser bem planejado e pensado nas fases da criança, tendo móveis que possam se reinventar, por exemplo, um berço que vire cama, puffs que podem ser movidos, dentre outros.

Itens fundamentais para um quarto infantil

Existem alguns itens que são fundamentais para um quarto infantil. Destacamos, abaixo, alguns deles:

Cama confortável e segura

Claro, não pode faltar uma cama bem confortável e segura para as crianças se sentirem bem ao dormirem em seus quartos e camas.

Um dos grandes desafios para os pais é fazer com que as crianças durmam em seus quartos, principalmente quando elas ainda são pequenas. Por isso, fazer escolhas que podem facilitar esse momento do sono poderá facilitar bastante a vida de todos na casa.

Para isso, escolha um modelo que seja tanto confortável quanto seguro para as crianças, oferecendo um suporte adequado para o corpo que estará em constante crescimento nos primeiros 10 anos de vida.

O colchão também é importante, então certifique-se de que ele seja firme e tenha uma boa qualidade para garantir que o sono dos pequenos não seja comprometido.

Móveis funcionais e adaptáveis

Os móveis também precisam ser bem pensados, afinal, é importante que eles sejam funcionais e adaptáveis – podendo atender às necessidades das crianças, que estão sempre em mudança.

Além dos móveis mais tradicionais, como a cama e o armário, considere também incluir um puff infantil no ambiente para trazer mais cor, personalidade e um toque lúdico.

O puff infantil será mais do que um simples assento confortável para as crianças curtirem enquanto leem ou praticam alguma atividade, afinal, eles podem ser movidos com facilidade e serem utilizados de diferentes formas.

Por exemplo, pode ser uma ótima mesa de apoio para brincadeiras e atividades criativas, ou apoio para os pés.

O importante é que as crianças possam usar a imaginação ao utilizá-lo, afinal, é uma peça versátil e que permitirá que o espaço se torne ainda mais acolhedor e multifuncional – tanto para descansar quanto para se divertir ou estudar.

Armazenamento inteligente

E, claro, não poderia faltar um armazenamento inteligente para otimizar o espaço e haver uma certa organização de tudo.

Um quarto infantil não precisa ser bagunçado e desorganizado só por pertencer a crianças, muito pelo contrário. É uma excelente forma de ensinar os pequenos sobre organização e responsabilidades.

Para isso, você pode começar investindo em um armazenamento inteligente, com prateleiras, cestos e caixas organizadoras, gaveteiros, etc.

O intuito é que isso ajude na organização e seja de fácil acesso para que as crianças possam recolher seus brinquedos e materiais de estudos quando acabarem de utilizar e sempre pegar com facilidade quando precisarem.

Com isso, você estará criando pessoas funcionais e que podem muito bem cuidar de seus pertences – além de ter sempre um ambiente organizado e limpo.

Dicas extras para tornar o quarto infantil ainda mais especial

Para que você aproveite ainda mais este conteúdo, preparamos algumas dicas extras que irão ajudar a tornar o quarto infantil ainda mais especial para as crianças. São elas:

Participação das crianças na escolha da decoração e organização do quarto

As crianças adoram se sentir ouvidas, assim como nós, adultos, também gostamos quando nos sentimos valorizados.

Por isso, faça o máximo para envolver as crianças no processo do quarto – se elas já tiverem idade para isso.

Elas podem ajudar a escolher as cores, o tema do quarto, o tipo de organização que haverá no espaço, dentre outros detalhes.

Apesar de serem novas, elas entendem muito bem quais são suas preferências e podem demonstrar suas personalidades na escolha de cores, temas e até mesmo acessórios para o quarto.

Além de se criar um ambiente que ele ajudou a montar, também é uma forma de promover um senso de autonomia nas crianças.

Utilização de elementos lúdicos e educativos

Utilizar elementos lúdicos e educativos também é bem interessante, tendo em vista que estamos falando de um quarto infantil.

Por exemplo, você pode optar por tapetes interativos ao invés de um tapete comum, murais educativos, móveis dos temas preferidos (como personagens, cor favorita, etc), dentre muitas outras possibilidades.

Tudo isso ajuda a criar um ambiente divertido para a criança e rico em aprendizado, incentivando o uso do espaço, noites bem dormidas, etc.

Manutenção do ambiente para garantir segurança e conforto

Por fim, lembre-se de realizar manutenções periódicas no ambiente para garantir o conforto e a segurança que as crianças precisam.

Verifique os móveis, as tomadas do quarto, as janelas e os itens de proteção, como telas, e outras áreas que podem precisar de atenção.

Também é importante manter a boa circulação de ar no ambiente, para garantir a boa saúde das crianças e a higiene do local, evitando que haja acúmulo de poeira, por exemplo.

Com esses cuidados, você terá um quarto infantil super interessante e pronto para alegrar a criançada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *