1. Home
  2. /
  3. Casa e Decoração
  4. /
  5. Estilo industrial: um ar...

Estilo industrial: um ar de modernidade na sua decoração

O estilo industrial é uma opção muito popular entre pessoas que buscam praticidade e sofisticação em ambientes diversos. Confira mais sobre ele!

O estilo industrial é um estilo de arquitetura e decoração que surgiu nos anos 70 em Nova York. Além disso, ele se caracteriza por uma mistura de elementos de indústria e decoração, criando um ambiente único e moderno.

Por isso, antes de procurar por itens de decoração em promoção, confira nosso conteúdo exclusivo e entenda se o estilo industrial pode ser uma opção para sua casa. Boa leitura!

Afinal, o que é o estilo industrial?

O estilo industrial é uma vertente no mundo da arquitetura e do design de interiores que emprega elementos das indústrias para compor a decoração. Em resumo, ele conta com mistura de materiais como metal, madeira, tijolos e concreto, e por uma estética que é ao mesmo tempo industrial e moderna.

Por isso, o estilo industrial é conhecido por sua capacidade de criar um ambiente único e moderno, e é muito popular entre as pessoas que buscam uma decoração que seja ao mesmo tempo industrial e elegante.

Como surgiu o estilo industrial: história

O estilo industrial surgiu nos anos 70 em Nova York, quando houve uma alta valorização imobiliária e uma onda de fábricas fechadas. Sendo assim, as pessoas começaram a transformar essas fábricas em residências e escritórios, criando um estilo único que misturava elementos de indústria e decoração.

Após isso, ele rapidamente se espalhou por todo o mundo, tornando-se uma das principais tendências em arquitetura e decoração.

O que define este estilo

O estilo industrial é definido por uma mistura de elementos de indústria e decoração. Algumas das principais características do estilo industrial incluem:

  • Materiais como metal, madeira, tijolos e concreto;
  • Estruturas aparentes, como vigas e tubulações;
  • Iluminação industrial, como lâmpadas de filamento e pendentes de metal;
  • Cores sóbrias, como preto, cinza, marrom e azul-escuro;
  • Espaços integrados e sem paredes, como a cozinha que fica no mesmo cômodo da sala.

Onde pode ser usado o estilo que tem foco na indústria?

O estilo industrial pode ser usado em muitos contextos e se destacam entre eles:

  • Residências, para criar um ambiente único e moderno;
  • Escritórios, para um espaço de trabalho moderno e eficiente;
  • Lojas, para tornar o lugar mais atrativo e convidativo aos clientes;
  • Restaurantes e bares, para trazer um ar de entretenimento moderno e atraente.

5 Dicas para aplicar o estilo industrial na decoração de uma casa

1. Utilize materiais industriais

Primeiramente, incorpore elementos como metal, madeira, tijolos e concreto para criar um ambiente industrial.

2. Aposte em iluminação deste tipo

Em seguida, escolha luminárias de metal, lâmpadas de filamento e pendentes de metal adicionam um toque único ao ambiente.

3. Crie um ambiente amplo e aberto

Ambientes com pé-direito alto, paredes de tijolos e janelas grandes combinam com o estilo industrial. Então invista no estilo principalmente se houver áreas de tamanhos consideráveis em seu lar.

4. Misture texturas

Combine materiais lisos, como metal e vidro, com texturas rústicas, como madeira e couro, para um visual equilibrado. O ideal é sempre contrapor algum item ou material mais pesado com algo menos intenso. Dessa forma, você obtém algo mais forte sem abrir mão de um espaço funcional.

5. Adicione elementos vintage

Por fim, escolher elementos vintage, como lanternas de metal e móveis antigos, para adicionar um toque de personalidade. Você pode optar por itens feitos de madeira de demolição ou mesmo de bazares tradicionais de objetos antigos.

5 Cuidados ao optar pela industrialização na arquitetura

1. Evite exageros

Equilibre os elementos industriais com toques mais suaves para evitar um visual muito frio e impessoal. E lembre-se: às vezes, menos é mais, e principalmente neste estilo, é preciso entender quais objetos ou itens podem ser descartados.

2. Considere a funcionalidade

Escolha móveis e acessórios que sejam práticos e duráveis, além de estilosos. O ideal é pensar em modelos de couro ou metal, que podem dar aquele ar antigo sem comprometer a essência do ambiente.

3. Preste atenção à iluminação

A iluminação é crucial para criar o clima industrial desejado. Invista em luminárias de qualidade e não abra mão de colocá-las em diversos pontos da casa. Além disso, atente-se aos diferentes tipos de lâmpadas e opte por aquelas que não deixam o espaço muito iluminado.

4. Personalize com acessórios

Adicione toques pessoais com plantas, quadros, tapetes e almofadas para evitar um visual muito frio. Dessa forma, você dá um up no espaço e o deixa muito mais personalizado. E claro, dá um aconchego especial aos cantinhos do seu lar.

5. Mantenha a limpeza

Por último, considere que materiais como metal e concreto exigem mais manutenção. Tenha um plano de limpeza regular e compre produtos específicos para cada um deles. Lembre-se que um espaço bem cuidado dá uma sensação maior de beleza.

Conclusão

Em resumo, o estilo industrial é um estilo de arquitetura e decoração que surgiu nos anos 70 em Nova York. Ele é caracterizado por uma mistura de elementos de indústria e decoração, e pode ser usado em muitos contextos, desde residências até escritórios e lojas.

E se você deseja aplicá-lo em seu lar, nossas dicas vêm de encontro a tudo que é necessário para ter esse estilo em qualquer espaço que você deseja.

Crédito img: https://www.freepik.com/free-ai-image/photography-photo-studio-room-background_73585210.htm

Andrei Portal 98 FM
Últimos posts por Andrei Portal 98 FM (exibir todos)

Deixe um comentário