Aneel adia reajuste na conta de energia elétrica em Mato Grosso do Sul

Novo índice de reajuste, calculado inicialmente em 14,46%, pode ser alterado. O valor deve agora ser deliberado em uma das próximas reuniões da Aneel, entre os dias 13 e 20 de abril.

Por G1 MS 07/04/2021 - 06:54 hs

Aneel adia reajuste na conta de energia elétrica em Mato Grosso do Sul
Foto: Nilson Porcel/EPTV

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu, na manhã desta terça-feira (6), postergar o processo de Reajuste Tarifário Anual em Mato Grosso do Sul. Neste período, a Energisa, agência reguladora que possui a concessão do serviço no estado, deve intensificar gestões para atenuar o índice, calculado, inicialmente, em 14,46%, frente aos 6,9% aplicados em 2020.

O novo índice entraria em vigor na próxima quinta-feira (8). O Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS, que representa mais de um milhão de consumidores atendidos pela distribuidora no Estado, apresentou sua manifestação, por meio de vídeo.

O principal ponto apontado pelo Conselho foi a necessidade de reconsiderar o índice usado como indexador na área de concessão. A presidente, Rosimeire Costa, comparou a variação do Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) nos últimos 12 meses, que superou os 31,1%, ao passo em que o índice de Preços ao Consumidor Mercado (IPC-M), ficou em 5,74%.

Segundo a Energisa, a postergação de prazo é uma medida acertada, pois "propiciará mais tempo para que o setor elétrico busque, em parceria com o Governo, Regulador e agentes, formas de mitigar a pressão tarifária", afirma, por meio de nota.

Ainda de acordo com a concessionária de energia, "existe um grande esforço do setor elétrico brasileiro em busca de medidas para minimizar os impactos nas contas de luz, neste momento marcado pelo aumento da pandemia. Essa mobilização envolve órgãos governamentais (Aneel, Ministério das Minas e Energia), associações das distribuidoras e das transmissoras", finaliza a nota.

O novo reajuste nas contas de energia elétrica do consumidor sul-mato-grossense deve ser deliberado em uma das próximas reuniões da Aneel, previstas para 13 e 20 de abril.

 

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/04/06/aneel-adia-reajuste-na-conta-de-energia-eletrica-em-mato-grosso-do-sul.ghtml