Prefeitura de Bataguassu realiza mutirão de limpeza em combate à Dengue

Por Assecom Prefeitura de Bataguassu 19/11/2021 - 16:37 hs

Prefeitura de Bataguassu realiza mutirão de limpeza em combate à Dengue
Foto: Assecom Prefeitura de Bataguassu

Neste sábado, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue. A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de limpeza em combate à doença hoje (19.11), atendendo o bairro Jardim São Francisco e imediações.

De acordo com o coordenador municipal de Endemias, Pedro Paulo Alves Costa, o objetivo da ação foi recolher materiais que pudessem se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti como depósitos de plástico, garrafas, pneus entre outros objetos. “O mês de novembro é um mês que se iniciam as chuvas em maior volume e, com isso, aumenta o índice de proliferação do Aedes aegypti. Por isso, além do trabalho de rotina já desenvolvido pelos Agentes de Endemias, realizamos o mutirão também para chamar a atenção da população sobre a necessidade de se manter os cuidados diários em prevenção ao Aedes”, destaca.

Foto: Assecom Prefeitura de BataguassuDurante a ação, os Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Sáude com apoio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros percorreram as casas e terrenos baldios a procura de materiais que pudessem ter água parada. Orientações também foram prestadas aos municípes a respeito da importância da limpeza diária dos quintais em prevenção ao mosquito.

Costa informou que o bairro Jardim São Francisco é um dos locais com maior concentração de focos do Aedes aegypti, conforme o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), por isso, a ação ocorreu primeiramente no referido bairro.

Ele explica que um cronograma de mutirões de limpeza em combate à dengue está sendo formatado pela pasta e que atenderá os demais bairros do município.

Foto: Assecom Prefeitura de BataguassuORIENTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

 

Prefeitura de Bataguassu realiza mutirão de limpeza em combate à Dengue – Bataguassu