Prefeitura de Bataguassu intensifica fiscalização de águas servidas em vias públicas

Prática é proibida com base em Lei Municipal

Por Assecom Prefeitura de Bataguassu 11/06/2019 - 09:21 hs
Foto: Assecom Prefeitura de Bataguassu

A Prefeitura de Bataguassu, por meio do setor de Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde intensificará a fiscalização de águas servidas despejadas em vias públicas do município.

Segundo a coordenadora municipal de Saúde, Paula Romão Dias, entende-se por águas servidas as águas provenientes do esgoto doméstico ou comercial, derivadas dos vasos sanitários, chuveiros, lavatórios de banheiro, banheiras, piscinas, tanques, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha e lavagem de automóveis e caminhões, que podem ocasionar prejuízos à população, como os desgastes do asfalto e a proliferação de doenças.

Paula informa que a fiscalização é amparada pela Lei Municipal nº 700/91, de 30 de dezembro de 1991 (Código de Posturas Municipal), que proíbe esse tipo de descarte em via pública. 

A coordenadora frisa que os servidores do setor de Vigilância Sanitária assim como os fiscais municipais percorrerão a cidade, notificando os proprietários de imóveis flagrados escoando as águas. “O trabalho de orientação sobre as medidas que devem ser tomadas para que o problema seja solucionado será realizado assim como a aplicação de multas”, salienta.

O objetivo é combater o despejo irregular de águas. “Nesse sentido, pedimos a colaboração de todos para que canalizem para fossa séptica ou esgoto os canos que enviam dejetos para rua, com o intuito de colaborar com a higiene e preservar nossas vias públicas. A intenção é manter a cidade cada vez mais limpa e organizada”.  

Por Assecom Prefeitura de Bataguassu