Campanha Outubro Rosa soma 1.700 atendimentos em Bataguassu

Exames preventivos de colo de útero e mamografias foram oferecidos durante o mês além de diversos outros serviços médicos gratuitos

Por Assecom Prefeitura de Bataguassu 04/11/2019 - 15:52 hs
Foto: Assecom Prefeitura de Bataguassu

Balanço divulgado na última sexta-feira, dia 1º de novembro, pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que em torno de 1.700 atendimentos entre exames preventivos de colo de útero e de mama (mamografias e ultrassons) foram oferecidos durante a Campanha Outubro Rosa 2019.

Os dados foram apresentados pela secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso no evento de encerramento da campanha [Outubro Rosa] e lançamento do Novembro Azul promovido no Clube da Melhor Idade "Florentino da Silva", às 19h30 (horário de Brasília).

Foto: Assecom Prefeitura de BataguassuNo total, foram realizados 852 exames preventivos de colo de útero; 276 exames clínicos de mama; 298 exames entre mamografias e ultrassons além de outros atendimentos como consultas ginecológicas, colocação de DIUs, atualização de vacinas e oferta de testes rápidos (em torno de 300 atendimentos).

Entre as ações, foram disponibilizados às mulheres exames em horários ampliados em todas as unidades de saúde; oferta de atendimentos através da parceria com o ônibus da Cassems e da Carreta do Hospital de Amor de Barretos e ainda a realização do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, ação do Senar-MS em parceria com Sindicato Rural e Prefeitura de Bataguassu. 

Foto: Assecom Prefeitura de BataguassuMaria Angélica frisou a importância do diagnóstico precoce do câncer, já que descoberto em estágio inicial, a doença tem 90% de chance de cura. "Fazendo os exames anualmente, a chance de se descobrir a doença precocemente é maior e as chances de cura também. Esse é o nosso intuito com a campanha", comentou.

A secretária destacou também que durante o mês de outubro, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou a Clínica da Mulher "Helena Kubota", unidade de saúde que tem como objetivo oferecer atendimento especializado voltado ao público feminino.

A obra teve investimento de R$ 150 mil, recurso de Emenda Parlamentar concedida pela deputado federal Antonio Carlos Biffi e contrapartida do município.  

Foto: Assecom Prefeitura de BataguassuPresente no evento, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) parabenizou e agradeceu os servidores públicos municipais além de demais parceiros da campanha pelo trabalho desenvolvido durante o mês de outubro. "A dedicação de vocês faz a diferença para que todos esses eventos tenham êxito. A proposta com a campanha é descobrir a doença precocemente e conseguir oferecer tratamento", disse ele.

Caravina voltou a falar do atual momento do município que busca se tornar regional de saúde. "Queremos assumir o protagonismo de saúde na região, receber recursos e melhorar o atendimento voltado a população em diversas áreas". 

O gestor convocou ainda os homens para que busquem informações a respeito da Campanha Novembro Azul e que já façam os agendamentos dos seus exames. "Temos mais essa campanha que está sendo iniciada e queremos "quebrar o tabu" e alertar os homens para que façam seus atendimentos, que não tenham resistência e que vão em busca de atendimento médico", pontuou. 

Palestra

Após a divulgação dos dados, houve a apresentação da palestra show “Quem ri de si mesmo, ri melhor”, comandada pela Mirabolante Companhia, de Fernandópolis (SP), que fez uma reflexão sobre o riso, motivando o público a pensar de forma positiva e construtiva; destacando valores e conceitos em busca de um mundo melhor.

Por Assecom Prefeitura de Bataguassu