CASOS DE DENGUE CRESCEM NO PAÍS E PREOCUPAM MINISTÉRIO DA SAÚDE

A preocupação com o crescimento de casos da doença fez com que o Ministério da Saúde antecipasse o lançamento da campanha contra a dengue em 2019

Por Vasconcelos & Cia 05/11/2019 - 08:08 hs
Foto: Ilustrativa / Autor Desconhecido

Os casos de Dengue no Brasil aumentaram praticamente 600% até agosto desse ano. Segundo informações do Ministério da Saúde, de 30 de dezembro a 24 de agosto, foram registrados 1.439.471 casos de dengue em todo o país.

Lembrando que o mosquito Aedes aegypti, o mosquito da Dengue, também é transmissor de doenças como a Chikungunya e Zika Virus. Segundo informações da Agência Brasil os estados já contabilizavam, até o final de agosto deste ano, 110.627 casos de febre chikungunya, contra 76.742 do mesmo período em 2018. O boletim epidemiológico acompanha também a situação do zika. Nesse caso, somente o Centro-Oeste apresentou queda nas transmissões (-35,4%).

A preocupação com o crescimento de casos da doença fez com que o Ministério da Saúde antecipasse o lançamento da campanha contra a dengue em 2019. Segundo a Agência Brasil “A campanha, que costuma ser lançada no fim do ano, foi antecipada em 2019, para que haja uma mobilização maior ainda no período de seca”.

A automedicação deve ser evitada em caso de suspeita de Dengue, devido a complicações que possam ocorrer, principalmente em crianças. A médica Rafaela Cartaxo orienta aos pais que, nessa situação, hidratar a criança e não dar anti-inflamatório por conta própria. Principalmente, “ir ao pronto socorro para se fazer um hemograma”.

O ministério aconselha não deixar formar pilhas de lixo ou entulho em locais abertos, como quintais, praças e terrenos baldios. O quintal deve ser limpo, para evitar que surjam possíveis criadouros do mosquito. Outra recomendação é lavar semanalmente, com água e sabão, recipientes como vasilhas de água do animal de estimação e vasos de plantas.

Por Lander Paz - Com informações da Agência Brasil