IMB adere a nova modalidade e atua como intermediária entre empresas e jovem aprendiz

Por Assecom Prefeitura de Bataguassu 14/11/2019 - 13:08 hs
Foto: Divulgação

O Instituto Mirim de Bataguassu (IMB) aderiu recentemente a uma nova modalidade de atendimento cadastrada junto ao Ministério do Trabalho. Trata-se do Programa Jovem Aprendiz, que visa oferecer apoio aos jovens com idade de 18 a 24 anos na inserção de oportunidades no mercado de trabalho.

Na última semana, uma indústria local do ramo frigorífico promoveu entrevistas para a contratação de jovens que se vincularão ao programa na referida empresa, conforme legislação vigente que garante a contratação de jovens aprendizes.

De acordo com a coordenadora do IMB, Elizete Duarte Oliveira, 65 candidatos participaram da entrevista de emprego realizada na sede da instituição.

Elizete explica que no âmbito da Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. 

Ela informa que o contrato de aprendizagem é especial, com duração máxima de dois anos, com a garantia de todos os direitos trabalhistas e previdenciários concedidos aos demais empregados.

DivulgaçãoNo que se refere a contratação, a coordenadora do IMB salienta que a partir da demanda das empresas, são definidas as vagas para os jovens interessados. “Nesse processo, o Instituto Mirim faz a articulação entre os jovens cadastrados e a empresa para a efetivação do contrato realizado pelo estabelecimento empregador”, comenta.

Após firmado o contrato, o jovem estará matriculado em um curso profissionalizante ministrado pelo Instituto Mirim (aprendizagem teórica). O estabelecimento empregador, por sua vez, ofertará a aprendizagem prática, de acordo com a área definida e seguindo o cronograma de dias e horários determinados no contrato de trabalho.

A duração de trabalho do aprendiz será de quatro horas diárias. Se estiver cursando o Ensino Médio, o aprendiz deverá continuar frequentando as aulas.

No que se refere as capacitações, foram registrados na Secretaria Regional do Trabalho/ MS e são ofertados pelo IMB os cursos de serviços administrativos, serviços de embalador e alimentador de linha de produção.

Serviço

Para a inserção no programa, os interessados podem obter mais informações e efetivar o seu cadastro na sede da Instituição, que fica localizado na rua Acre, 11, no bairro Jardim Santa Luzia. O atendimento é desenvolvido das 8 às 12 horas (horário Brasília) e das 14 às 17 horas (horário Brasília). Informações também pelo telefone (67) 3541-3939.

Entre os pré-requisitos, é preciso ter idade mínima de 18 e máxima de 22 anos e meio; estar cursando o Ensino médio ou ter concluído; residir no município; e possuir identidade, CPF e Carteira de Trabalho.

IMB

Fundado em 2014, o Instituto Mirim de Bataguassu atende o menor aprendiz com a proposta de oportunizar a inserção de jovens de 15 a 16 anos e meio com renda familiar de até 4 salários mínimos ao mercado de trabalho.

Atualmente os jovens interessados em fazer parte do programa participam primeiramente de um curso não remunerado de formação inicial ao primeiro emprego que serve como seletiva para os jovens interessados em ingressar como candidato as vagas de empregado aprendiz por meio do Instituto.

Mais de 500 jovens mirins já foram atendidos pela instituição. 

Por Assecom Prefeitura de Bataguassu