CASOS DE MORTE POR DENGUE AUMENTAM MAIS DE 5 VEZES EM COMPARAÇÃO COM 2018

Por Vasconcelos & Cia 27/11/2019 - 11:24 hs
Foto: Ilustrativa / Autor Desconhecido

Segundo a Agência Brasil, até 12 de outubro deste ano, houve 689 mortes em decorrência da dengue em todo o país, quase 5,4 vezes que o mesmo período de 2018.

Entre as possíveis causas para o avanço da dengue está a volta de um sorotipo da doença que há anos não circulava no Brasil, conforme destacou ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Apesar disso, o ministro destacou os avanços da pesquisa com a vacina contra a dengue, que poderá ser liberada em 2020. "Estamos na fase final. Quando termina a fase 3, apresentam-se os números, consolida-se e pede-se registro. Acredito que é para um futuro muito próximo. No ano que vem, acho que vamos ter a vacina disponível, acreditando nos números, na ciência, sendo otimistas."

Recomendações

Para reduzir a proliferação do mosquito vetor das doenças, o Ministério da Saúde aconselha a população a manter ações de prevenção, como verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa. Outra recomendação é lavar semanalmente, com água e sabão, recipientes como vasilhas de água do animal de estimação e vasos de plantas.

Não deixar que se formem pilhas de lixo ou entulho em locais abertos, como quintais, praças e terrenos baldios é outro ponto importante. Outro hábito que pode fazer diferença é a limpeza regular das calhas, com a devida remoção de folhas que podem se acumular durante o inverno.

Por Vasconcelos & Cia Ltda/Com informações da Agência Brasil